Emival Eterno Costa, mais conhecido como Leonardo, é cantor e empresário brasileiro. Natural de Goianápolis - GO, e colhedor de tomates durante a infância, foi sob a influência de Chitãozinho & Xororó que seu sonho de ser cantor começou.
Leonardo é o quarto filho de oito irmãos, e sempre encontrou em seu irmão, Luís José Costa, seu melhor amigo. Seu pai e o irmão, Luís, sempre faziam rodas de viola com a família, nas quais Leonardo já demonstrava seu talento. Assim, Luís foi o primeiro a mostrar seu talento musical, fazendo parte da banda Os Dominantes, que tocava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles. Leonardo cantava apenas para sua família, mas, após muitos ensaios em dupla com Luís, os dois decidiram ir para Goiânia e tentar a carreira musical.
Leonardo trabalhava em uma farmácia e Luís, em um mercado local. Assim, no tempo livre, os dois se apresentavam em pequenos eventos e ensaiavam. Foi após os donos da farmácia onde Leonardo trabalhava terem gêmeos, chamados Leandro e Leonardo, que a dupla finalmente decidiu seu nome artístico.
Após muitas apresentações, a dupla finalmente começou a ser notada. Com suas economias e ajuda de amigos, gravaram seu primeiro álbum, Hoje acordei chorando. Leandro e Leonardo viajavam constantemente para São Paulo a fim de conseguir contrato com uma gravadora. Porém, o sucesso definitivo só veio no terceiro disco, com a música Entre tapas e beijos. Em seu quarto álbum, a canção Pense em mim foi a que tornou a dupla conhecida em todo o país.
Os irmãos continuaram fazendo sucessos por toda sua trajetória, lotando estádios e se tornaram uma das duplas sertanejas que mais vendeu álbuns na história do país. Entretanto, em 1998, Leandro faleceu, após anos de luta contra um câncer de pulmão.
Devastado com a perda do irmão, Leonardo passou o ano se recuperando. Posteriormente, com o incentivo de amigos e familiares que, em 1999, lançou seu álbum Tempo e seguiu carreira solo.
Nos anos seguintes, Leonardo continuou fazendo sucesso ao se juntar em projetos com outros grandes músicos sertanejos. A música Não aprendi a dizer adeus se tornou um grande marco do cantor.
Assim, Leonardo participou de projetos e grandes shows com seus ídolos, Chitãozinho & Xororó. Além disso, também gravou com grandes nomes da música sertaneja, como Daniel, Bruno & Marrone, Eduardo Costa e Zezé di Camargo e Luciano.
O cantor continua ativo em seu projeto Cabaré e com diversos shows. Para acompanhar os melhores, é só ficar de olho no site do Show Sertanejo!
Temporal de amor
Não aprendi a dizer adeus
Pense em mim
Eu juro
Cadê você
Talismã
Liga lá em casa
Entre tapas e beijos
Cumade e Cumpade
Cerveja