João Batista Bernardo e Anísio Roberto de Carvalho são os amigos que compõem a dupla Matogrosso e Mathias, formada em 1976. A dupla continua em atividade com o sobrinho e afilhado de Matogrosso e Mathias no lugar dos antigos integrantes, sempre honrando os sucessos da música sertaneja tradicional.
Matogrosso foi criado na roça de Vista Alegre do Alto, em São Paulo, com seus 11 irmãos. Seu pai era um imigrante italiano e, sua mãe, descendente de indígenas. Desde cedo via sua mãe cantar e dançar em festas pela cidade e foi com ela que decidiu que também seria cantor.
Aos 18 anos, mudou-se para Mato Grosso e, com a ajuda de um amigo, conseguiu um emprego e começou a integrar em bandas regionais, chegando até a criar uma dupla sertaneja chamada Planície e Planalto. Assim, com a ajuda de seu primo e pensando em seu futuro como músico, juntou suas economias e se mudou para São Paulo.
Em São Paulo, Matogrosso começou a frequentar o café dos artistas, onde diversos artistas famosos e aspirantes se reuniam para trocar experiências. Foi lá que conheceu Anísio, o Mathias. Percebendo a afinidade musical, não demorou para que os amigos começassem a se apresentar em festivais pela cidade.
O passo seguinte era conseguir o primeiro contrato com a gravadora Chantecler. Assim, durante três anos os amigos insistiram, até que receberam a oportunidade de tocar suas canções para o dono da gravadora e o encantaram, conseguindo gravar seu primeiro LP. Foi com a Chantecler que também conseguiram seu nome de trabalho, Matogrosso e Mathias!
Assim, em 1976 Matogrosso e Mathias iniciaram sua jornada de sucesso. A dupla possui quase 50 anos de carreira ao todo, com 36 LPs e CDs e a continuação da dupla pelo sobrinho de Matogrosso e afilhado de Mathias, mantendo o nome em homenagem aos fundadores. Dessa forma, entre suas canções mais famosas, estão “Pele de maçã”, “24 horas de amor”, “Tentei te esquecer”, “Na hora do Adeus”, “Boate Azul” e muitas outras.
Não é de se espantar que tenham criado diversos “hinos” da música sertaneja e continuem fazendo sucesso em seus shows!
Para acompanhar a agenda de shows e novidades da dupla, fique ligado no Show Sertanejo!
Pele de maçã
Boate azul
Os brutos também amam
Na hora do adeus
Tentei te esquecer
De igual pra igual
O remédio é beber
Solidão
Boiadeiro errante
Memórias