Edson Vander de Costa Batista, mais conhecido como Eduardo Costa, é cantor e compositor de música sertaneja. Nasceu em Belo Horizonte, MG, e fez seu caminho até o sucesso com muito trabalho e garra!
Vindo de uma família muito pobre de Belo Horizonte, capital mineira, Eduardo Costa aprendeu a correr atrás de seus sonhos desde cedo. Aos 12 anos, saiu de casa com o objetivo de se tornar um cantor sertanejo, melhorar sua vida e de sua família e ser reconhecido. Assim, em busca de seu sonho, morou em diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Juatuba e Goiânia. Em todas essas cidades, trabalhava para ajudar a bancar seu sonho. Assim, Eduardo já trabalhou como office boy, vendedor de picolés e até mesmo ajudante de floricultura.
Eduardo Costa é autodidata. Aprendeu a tocar viola ainda cedo e sozinho, fazendo apresentações inusitadas onde toca o instrumento nas costas e no meio das pernas. Suas maiores inspirações para seguir seus sonhos foram o Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Tião Carreiro e Pardinho, Zezé di Camargo e Luciano, dentre outros.
Desde tocar escondido da mãe por bares de Belo Horizonte até duplas sem muita repercussão, como K & Pira e Eduardo & Cristiano, Eduardo Costa decidiu adotar seu nome artístico e seguir carreira solo em 2000, por influência de uma amiga. Assim, o cantor começou a adquirir destaque com sua composição “Coração aberto”, gravando seu primeiro álbum acústico.
A partir de 2003, com o lançamento do CD Eduardo Costa, o cantor já se apresentava em shows de médio porte pelo interior brasileiro. Assim, não demorou para que o cantor ficasse conhecido por todo o país, principalmente com músicas como “Toneladas de paixão”, “A vida tem dessas coisas” e “Que sofrimento é esse”.
Após o contrato com a Universal Music, em 2008, Eduardo Costa continuou lançando sucessos autorais. Ele até regravou músicas famosas, como “Coração Pirata”, do grupo Roupa nova. Desse modo, o cantor faz gravações e músicas autorais de sertanejo universitário e sertanejo raiz, e é um dos músicos sertanejos que mais se apresentam pelo Brasil.
Para acompanhar a agenda de shows e novidades do cantor, fique ligado no Show Sertanejo!
Ainda tô aí
Olhos de lua
Separação
Vai viver sua vida
Olha ela aí
Amor de violeiro
Fui dando porrada
Saudade
Pecado do amor
Coração Aberto