Marília Dias Mendonça, mais conhecida como a rainha da sofrência ou mãe do feminejo (sertanejo cantado por mulheres), foi cantora, compositora e instrumentista brasileira.
Nascida em Cristianópolis - GO, começou sua carreira musical ainda criança, na igreja, se tornando compositora aos 12 anos de idade. A princípio, Marília Mendonça já era conhecida em sua comunidade. Para incentivar o sonho de viver de música, seu avô pagava aulas de violão para que aprendesse mais. Enquanto isso, fazia pequenas apresentações por 50 reais para ajudar a família.
Marília compôs diversas músicas de sucesso do sertanejo universitário, como Flor e o Beija-flor, Cuida bem dela, Minha Herança e Muito Gelo, pouco whisky.
Em 2014 iniciou sua carreira como cantora. Ainda assim, a notoriedade só veio dois anos depois, em 2016, com o lançamento de seu DVD “Marília Mendonça”. Seu primeiro DVD teve mais de 240 mil cópias vendidas. A canção Infiel ainda está entre as músicas mais tocadas do Brasil.
Depois de seu reconhecimento, Marília gravou e participou de shows com todos os maiores cantores e compositores do sertanejo. Alguns deles são Roberta Miranda, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus, Leonardo e Maiara e Maraísa. A carreira da rainha da sofrência se manteve no auge desde seu lançamento. Marília Mendonça sempre esteve entre as mais tocadas do país e nos maiores shows do gênero sertanejo.
A cantora faleceu em 2021, em um acidente de avião em Piedade de Caratinga, Minas Gerais. Mesmo após sua morte, Marília ainda alcança feitos incríveis, como ser a primeira cantora brasileira a atingir 8 bilhões de streams no Spotify. Além disso, a cantora ainda se mantém no top 200 do Spotify. Suas canções gravadas em contribuição com outros cantores continuam sendo lançadas, tornando Marília Mendonça uma lenda do sertanejo atual.
Marília Mendonça é a artista com mais inscritos no YouTube e maior número de visualizações em seus clipes, batendo a incrível marca de 16,7 bilhões.
Atualmente, você pode encontrar shows de tributo à cantora e outras cantoras do feminejo no site do Show Sertanejo.
Infiel
Bem pior que eu
Todo mundo vai sofrer
De quem é a culpa?
Ciumeira
Eu sei de cor
Amante não tem lar
Estranho
50 por cento
Esqueça-me se for capaz