José Divino Neves e Luiz Felizardo são os amigos que compõem a famosa dupla sertaneja Rionegro e Solimões. Os dois são naturais de Claraval, MG, e são uma das duplas mais conhecidas do Brasil!
Rionegro e Solimões são amigos de infância. Ainda cedo, suas famílias deixaram o interior de Minas Gerais juntas para viverem em Franca - São Paulo, atraídos pela crescente indústria de sapatos e construção civil. Os dois se conheceram em 1978, trabalhando na mesma fábrica de sapatos. Apaixonados por música sertaneja, não demorou muito para perceberem sua afinidade musical e começarem a cantar para colegas de trabalho, parentes e festas da empresa.
Em 1982, resolveram tentar carreira profissional na música sertaneja. Assim, os amigos passaram os sete anos seguintes participando de festivais sertanejos. Entre 53 festivais, conseguiram o primeiro lugar em 49 deles. Foi apenas em 1986 que decididamente deixaram o trabalho na fábrica de sapatos para viver da música. A dupla gravou um tape independente e o apresentou a todas as produtoras conhecidas até que, em 1989, conseguiram seu primeiro contrato com a RGE. A dupla não obteve sucesso em seu primeiro disco com a gravadora, mas continuaram persistindo e fazendo gravações com novas produtoras. Foi apenas em seu quinto disco, com a canção Peão apaixonado, que conseguiram o primeiro número expressivo de vendas, com mais de 80 mil cópias vendidas.
As experiências da dupla abriu portas para que, em 1998, junto da produtora Polygram, gravassem seu sexto disco, obtendo o incrível número de 500 mil cópias vendidas. Esse era todo o estímulo que a dupla precisava para começar a gravar suas próprias canções, deixando de lado as bem-sucedidas interpretações.
Rionegro e Solimões se inspiram em músicos do sertanejo raiz e alguns internacionais, como Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico e Shania Twain. O nome da dupla foi sugerido pelo ex-compositor Domiciano que, até então, chamava-se Zé Divino e Luizinho.
Ao longo dos anos, foi comum para a dupla conseguir suas premiações com discos de ouro, platina e diamante, mas eles sempre se lembram da estrada que os levou até esse sucesso, cheia de tropeços e dificuldades. Entre as canções mais conhecidas estão Peão apaixonado, De São Paulo a Belém, Frio da Madrugada, Bate o pé e Na sola da bota.
Para saber mais sobre a dupla e agenda de shows, continue acompanhando o Show Sertanejo!
Tô por aí
Madrugada triste
Na sola da bota
Só alegria
Romântica
Tô mal
De São Paulo a Belêm
Tô indo embora
Frio da madrugada
Peão apaixonado