Maria Albuquerque Miranda é cantora, compositora, multi-instrumentista, escultora e pintora. Intitulada A Rainha do Sertanejo, a cantora paraibana Roberta Miranda é um dos nomes mais tradicionais da música sertaneja e uma das mulheres que mais vendeu discos no Brasil.
Roberta Miranda é filha caçula de uma família humilde, com três irmãos mais velhos. Natural de João Pessoa, na Paraíba, ainda na infância se mudou para São Paulo com a família. Roberta Miranda cresceu em uma família de professores, onde todos esperavam que ela seguisse o mesmo caminho. Ainda na adolescência, ela começou a compor e disse que gostaria de seguir carreira artística. Seus pais não aceitaram e nem apoiaram. Porém, como o desejo falou mais alto, a cantora começou a faltar às aulas do pré-vestibular para tocar violão e cantar com as amigas, investindo em seu verdadeiro talento.
Aos 16 anos, começou a trabalhar como cantora em bares noturnos, sendo contratada para realizar aberturas de shows mesmo sendo menor de idade. Aos 18, finalmente foi viver sozinha e continuou investindo em seu sonho, tocando em casas noturnas por 14 anos profissionalmente. Enquanto isso, também trabalhava como maquiadora e assistente de estúdio para compor renda.
Roberta Miranda recebeu uma proposta em meio à necessidade: ter suas canções conhecidas em todo o Brasil, mas sem seu nome ser citado. Apesar de precisar muito de dinheiro, o sonho falou mais alto e ela negou a proposta.
Enquanto tocava em bares noturnos por São Paulo, Roberta também investiu seus ganhos para gravar algumas de suas canções e as apresentar a grandes gravadoras. Assim, não demorou muito para que sua primeira oportunidade viesse. Ao apresentar A majestade, o sabiá a uma produtora, decidiram gravar a canção imediatamente. Sua composição vendeu quase 1 milhão de cópias na interpretação de Jair Rodrigues, o que a fez conhecida como compositora.
Quando sua oportunidade como cantora finalmente chegou, Roberta Miranda gravou em um disco a canção São tantas coisas e se comprometeu em fazer seu nome conhecido. Viajou por todo o país divulgando seu trabalho, com o objetivo de vender 5000 cópias e custear o valor investido pela gravadora. O número de vendas excedeu em muito sua expectativa, e seu nome finalmente foi gravado na música sertaneja brasileira, a tornando a Rainha Sertaneja até hoje.
“A mulher nasceu com todos os requisitos para se tornar vencedora. Só precisa tomar conhecimento do valor que representa a coragem de querer.”
Para acompanhar a agenda de shows e novidades da cantora, fique ligado no Show Sertanejo!
A majestade, o sabiá
São tantas coisas
Os tempos mudaram
É amor demais
Meu dengo
A mulher em mim
Rei dos reis
Faz amor comigo
Vá com Deus
Saudade infinita