Essa história se inicia em Campo Grande - MS, onde a dupla Os Filhos de Campo Grande decidiu que suas músicas sertanejas podiam ter compassos mais rápidos e melhor acústico.
Foi assim, com a modernização da música caipira tradicional, que grandes nomes como João Bosco e Vinícius passaram a adotar o que hoje conhecemos como Sertanejo Universitário.
O sertanejo universitário é a quarta fase da música sertaneja. O nome foi dado pelo público de João Bosco e Vinícius, que era composto principalmente de universitários. Esse subgênero traz um ritmo animado e nuances da música caipira tradicional. Além disso, o sertanejo universitário mistura o melhor do interior e das grandes metrópoles. Por isso, é um dos gêneros musicais favoritos da atualidade.
Mais do que apenas adaptar a música sertaneja clássica, o sertanejo universitário se fixou como um novo gênero musical. Ademais, trouxe outros subgêneros, como o forronejo e o feminejo. Essa influência da música caipira se dá entre os jovens principalmente com temas como empoderamento. Também podemos incluir superação, amor, sofrimento amoroso, conquistas, baladas e tudo o que a vida do universitário traz de melhor!
Entre os maiores cantores e duplas sertanejas da atualidade, estão nomes como Maiara e Maraísa, Luan Santana, Henrique e Juliano, Marcos e Belutti e Gusttavo Lima. Assim, o estilo continua conquistando cada vez mais o público jovem e universitário. Isso é uma prova de que a boa música nunca morre, mas se transforma a cada dia!